Trabalho de Geografia - Tema: IMPACTOS AMBIENTAIS URBANOS
FAVELIZAÇÃO
figura: favela da Rocinha - Rio de Janeiro -RJ
Favelização é o nome dado a um fenômeno social que ocorre em centros urbanos sem que há o crescimento e proliferação das favelas em quantidade e em população, eventualmente associado à transferência da população local de moradias legalizadas para conjuntos urbanos irregulares.
Esse crescimento ocorre pelo alto valor da propriedade privada com isso as pessoas que não tem condições de comprar um terreno ou uma casa acabam fazendo "barracos" em qualquer lugar até mesmo em lugares íngremes podendo correr riscos de vida em desmoronamentos.
LIXO
figura: lata de lixo
O lixo é todo o tipo de resíduo inútil, gerados pela atividade humana.
Existem vários tipos de resíduos entre eles: Resíduos ambulatorios, resíduos radioativos, resíduos perigosos, resíduos organicos e resíduos não reciclaveis.
Embora o termo lixo se aplique aos resíduos sólidos em geral, muito do que se considera lixo pode ser reutilizado ou reciclado, desde que os materiais sejam adequadamente tratados.
ILHA DE CALOR
figura: Cidade à 40ºC
Ilha de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com um elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura media costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas
Ilha de calor é a designação dada à distribuição espacial e temporal do campo de temperatura sobre a cidade que apresenta um máximo, como se fosse uma ilha quente localizada no fundo do mar.
ESGOTO A CÉU ABERTO
figura: esgoto em São Paulo
O esgoto a céu aberto ocorre na maioria das vezes pelo fato de assoreamento de corpos d'água em um ambiente e se agrava pelo fato do acumulo de lixo no ambiente.
Há risco de vários problemas por causa dos esgotos e um deles é a inundação. Esses esgotos a céu aberto podem ser nocivos aos humanos pois estão muito poluidos e expostos.
INVERSÃO TÉRMICA
figura: fenômeno da inversão termica na Cidade do México
A inversão térmica ocorre principalmente nos grandes centros urbanos onde há um alto nivel de poluição.
A camada de ar fria, por ser mais pesada, acaba descendo e ficando numa região próxima a superfície terrestre, retendo os poluentes. O ar quente, por ser mais leve, fica numa camada superior, impedindo a dispersão dos poluentes.
Esse fenômeno pode ocorrer em qualquer dia do ano, porém é mais comum no inverno pois há pouca quantidade de chuva.
POLUIÇÃO SONORA
É Provocado pelo alto volume do som, muito acima do tolerável pelos humanos, dependendo da intensidade se pode causar danos irreversíveis nos seres humanos.
Qualquer tipo de ruído exagerado é considerado uma poluição sonora.
O ruído sonoro, em geral, é o som prejudicial à comunicação. Pode ser constituído por grande número de vibrações acústicas com relações de amplitude e fase muito altas, o que torna o seu nível de pressão sonora bastante elevado prejudicando assim os seres vivos em geral.
POLUIÇÃO VISUAL
figura: poluição visual nas ruas
Há poluição visual quando tem um excesso de elementos ligados a comunicação visual com por exemplo: cartares, anuncios, pichações, placas entre outros.
A poluição visual existe em todos os lugares e podem atrapalhar de certa forma os motoristas ao lerem um anúncio de carro em um Outdoor por exemplo.
É Necessario Cuidar Do Nosso Mundo Para Melhorar Nossa Qualidade De Vida!
__________________________________________________________
Grupo: Felipe, Flávio, Lucas, Renato e Samir. BLOG: NA ATIVA - 2010
__________________________________________________________


















0 comentários:
Postar um comentário